"Horário nobre" do Orkut no Brasil acontece das 17h às 19h




Assim como a TV aberta, a rede social Orkut, a mais popular do Brasil, também tem seu horário nobre: das 17h às 19h, a plataforma costuma receber em média 20 milhões de usuários por dia, segundo números fornecidos pelo Google Brasil. Outro horário de pico acontece das 11h às 13h: 18 milhões de usuários, na média diária.

Para fins de comparação, em 2008, a audiência das emissoras de TV aberta nas capitais brasileiras foi 15,4 milhões, na média das 18h às 23h59. Quando ampliado às demais cidades do país, o número do Ibope chega a 55,811 milhões de telespectadores.

Com o intuito de traçar um perfil dos "orkuteiros" (que ultrapassam os 35 milhões, de acordo com o Google), uma pesquisa conduzida pela Netpop Research em abril deste ano, aponta que, em um universo de 1.000 usuários entrevistados, 52% são homens e 48%, mulheres.

Dentre a divisão por faixas etárias, 26% têm entre 18 e 24 anos. O número que surpreendeu o Google, entretanto, foi o indicado pela faixa etária entre 30 e 39 anos, cuja representação no site é 26%. Outra fatia predominante no Orkut é a que corresponde aos 40 anos ou mais: 25%.

Já a participação de jovens se demonstra reduzida no universo pesquisado: 18% disseram ter 25 a 29 anos, enquanto apenas 4% informaram uma idade entre 15 e 17 anos.

A preferência dos internautas no site reside na tríade álbuns de fotos, comunidades e mensagens, com respectivamente 92%, 81% e 76% das respostas. No que se refere à produção de conteúdo, fotos e comentários correspondem às principais atividades dentro do Orkut, com 94% e 81% de respostas dos pesquisados.

Publicidade

O interesse dos usuários em marcas de produtos ao acessar o Orkut ainda é tímido perto de outros, como fotos e vídeos. São apenas 36% dos usuários que procuram dados sobre produtos na rede social, segundo a pesquisa feita pela NetPop Research.

Ainda assim, essa é a aposta do Google para "capitalizar" sua rede. Informações dos usuários, fornecidas por meio de aplicativos e comunidades, estarão à disposição para anúncios publicitários segmentados.

No Orkut, os pacotes publicitários vão variar entre R$ 15 mil e R$ 20 mil. "Serão apenas o sexo [gênero] e as comunidades [da qual o internauta participa]. O anunciante não terá nenhum outro dado", afirma a especialista em produto do Google, Cintia Assali. "A privacidade do usuário será mantida", afirma.

De acordo com dados apresentados pela empresa, 37% dos internautas prestam atenção em anúncios do Orkut.

Fonte:www.folha.uol.com.br
Gostou? Então copie esse post para seu Blog:


0 comentários:

Postar um comentário

TI - Copyright ©
Todos os Direitos Reservados